Este ano fui convidado pela minha namorada para ir até PY0F, quando ela me disse a data coloquei a ressalva: voltamos segunda ao invés de domingo e no final de semana vou fazer rádio. Feito o plano, comecei a pesquisar que banda(s) operar, sugestão do PP5JR fui fazer 40m HP. Consultei também o PP1CZ, PP5XX e PY2XB sobre o site de operação, o Peter e o Léo já me informaram sobre o ruído que pude comprovar lá. Na posada o ruído foi de S9+ em todas as bandas, o que praticamente inviabilizou a minha idéia de fugir a noite e fazer CW. Sugestão do PY2XB operar da ponta do Air France. Quando cheguei na ilha uma das primeiras coisas que fiz foi ir até o local que pareceu muito promissor!
Antena: queria fazer uma operação pra conseguir uma boa colocação, pra isso precisaria de uma direcional, com a Pousada da Morena fora dos planos pelo ruído tinha que construir uma antena direcional, para 40m, e que fosse transportável, escolha feita – four square – a antena foi montada em um mastro de 18m da Spiderbeam (tnx to PY4BZ e PY2WAS). As verticais propriamente ditas ficaram presas aos estais de cima, e utilizando uma caixa de fasamento cópia do projeto de TK5EP. Neste capítulo tenho que agradecer a imensa ajuda que me foi dada por PY3IOD, PY3MD e PY3BKT na montagem da caixa.
Rádio: Tenho um IC7000, mas em conversas com o PY2XB decidi por levar um TS590S (tnx to PY3KN) como principal e o IC7000 ficou de backup, o TS590 é hoje o melhor custo benefício, foi realmente um grande equipamento o rádio escuta muito…
Linear: Consegui um linear emprestado com o PY2TDX pra a operação, mas como o Filipe recém tinha comprado e não tinha usado ainda teve um pequeno problema, e para consertar só após chegar o componente que demoraria uns 15 dias, nesta operação, quarta-feira em SP ajuda do PY2AG Fernando e PY2WC Waldir. Quem me socorreu foi o PP5EG. Na sexta feira, véspera do embarque a Noronha foi montado uma operação pra ir buscar o Linear, novamente tenho que agradecer o PY3KN e também o amigo Ramiro aqui de Porto Alegre que se propuseram junto comigo a sair 2h da manhã e fazer um bate volta a Floripa.
Neste capítulo tenho que abrir um parágrafo especial: PP5MCB: na ida a Floripa Eu, o Caiper e o Ramiro fomos visitar o Mauro, muita alegria em ver o amigo se recuperando bem, ele tinha feito mais uma cirurgia, ainda no hospital, mas já estava pronto pra voltar pra casa. E, o mais emocionante foi quando o Caiper falou: – Hoje é meu aniversário e meu presente é te ver melhor amigo, vamos logo estar operando juntos novamente. Os dois se abraçaram e choraram, e o que narra aqui também.
Bagagem: Como se pode imaginar um pouco de excesso, deu 90kg da material!
Na Ilha: Chegada na ilha no Sábado dia 19 de outubro, direto montar uma vertical S9, e o que escutei: ruído. Em todas as bandas S9+, realmente desanimador. Ainda assim fiz uns qso’s em 10 e 15m. Mas sofrendo muito desisti, resolvi apostar todas as fichas no conteste. Quinta-feira fui tratar de resolver o lugar pra operar, conversei com o Rock, um artista local de muito talento e que usa a Casa da Air France pra trabalhar, me recebeu maravilhosamente bem! Grato Rock! E inicia-se um novo capítulo Marenga (PU0FDN), por pessoas como ele eu amo este hobby, o Marenga ajudou muito na montagem, desmontagem e durante a operação aparecia para dar aquela força! Além dele estava viajando com um casal de amigos e o David ajudou bastante também na montagem do setup.
CQ Worldwide DX Contest, SSB
Call: PR0F
Operator(s): PY3MM
Station: PR0F
Class: SOSB/40 HP
QTH: HI36sd
Operating Time (hrs): 24
Summary:
Band QSOs Zones Countries
——————————
160:
80:
40: 775 28 80
20:
15:
10:
——————————
Total: 775 28 80 Total Score = 240,948
Club: Araucaria DX Group.
73s Miguel PY3MM