Nota de falecimento de Zorro JH1AJT

É com muita tristeza que informamos o falecimento ontem 23/03/2022 de nosso irmão Zorro JH1AJT, membro de nosso Araucária DX Group.

Atilano PY5EG comentou: “Para mim é como se um irmão meu falecesse. Acompanhei a sua luta contra o câncer e se já o admirava como radioamador, educador revolucionário, passei a admira-lo como lutador incansável. Perdemos um simbolo do radioamadorismo em todas as facetas de nosso hobby esporte.”

Descanse em paz.

Quem era Zorro? Em seu QRZ ele publicou um resumo de sua extensa biografia.

“Em 1964 obtive minha primeira licença de JA para operação de radioamador. Eu tinha 15 anos de idade. Então, no outono de 1966, obtive uma licença de estação JA aos 16 anos. Como estudante do ensino médio, não possuía bons equipamentos, mas gostava de operar com rádios e antenas feitas por mim. Naquela época, não havia muitos operadores na banda de 10m e muitos DXers estrangeiros me ligavam todos os dias. Essa experiência me levou ao mundo DX e também às minhas atividades humanitárias internacionais.

Desde então, entrei em contato com muitos países do mundo e desenvolvi não apenas um grande número de QSOs, mas também as amizades com os operadores de cada país. Por volta de 1980, comecei a liderar grupos e experimentar difíceis DXpeditions. E3, A5, XW, XZ, XU, S2… e assim por diante.

Por que “Zorro”??

Quando eu era um garotinho, minha família administrava uma loja de bebidas. Na minha cidade havia uma enorme base das Forças Aliadas e, se bem me lembro, desde os 3 aos 6 anos, muitos soldados visitavam a nossa loja para comprar e beber licor.

Alguns deles foram muito gentis em brincar comigo e deram o apelido de Zorrito (raposa) a esse garotinho safado. Não conhecíamos a palavra, mas quando eu tinha 10 anos, um professor universitário que era meu vizinho me ensinou o significado. Quando fiz 12 anos, começou um programa de TV americano do Zorro e finalmente entendi o que Zorro queria dizer. Eu amei. Então, eu usei Zorro como meu apelido desde que obtive uma licença de radioamador.

Fundação Global para Crianças

Nas minhas DXpeditions, nunca me concentro apenas na operação de rádio, mas coopero com a população local e implemento atividades humanitárias que são necessárias na comunidade, e continuo por muito tempo. Comecei essas atividades como trabalho voluntário individual na década de 1970, mas à medida que elas se desenvolveram, senti a necessidade de realizar essas atividades como uma organização e, em 2010, estabeleci a “Foundation for Global Children”.

http://www.fgc.or.jp/english/index.html

Indicativos de chamada emitidos:

JH1AJT, A5A, A5A, A5, A51A, A5 / JH1AJT, E30FB, E31A, ET3DX, 9E2A, PJ8Z, FS / KH8Z, S21YX, S21YZ, VP8DNT, XW1, XW1A, XW30A, XU1A, XZ1A, XZ1Z, XZ1J, ZV5AJT 7O1A, JH1AJT/JD1

Prêmios / Conquistas

DXCC Top of Honor Roll (340 / 369)
DXCC World Ranking No.1 na banda de 10m (339 / 368)
CQ DX Hall of Fame (2015)
Prêmio de Excelência Yasme (2018)
Dayton Hamvention Radioamador do Ano (2020)
CQ Amateur Radio Hall of Fame (2020)”

Em 2021 Zorro foi agraciado com o GADX Hall of Fame.

Comentários

Recomendamos ler também