Discurso de PP5JR na entrega do CQ Contest Hall of Fame

Versão em Português.

Prezados amigos, hoje  eu me encontro em uma posição que nunca imaginei ocupar – na frente de vocês, recebendo o prêmio Hall of Fame. Este é um momento que transcende a surpresa e a honra pessoal; é um momento que reflete a paixão e a dedicação não só minha, mas de todos nesta sala.

A surpresa da indicação,  leva a anciedade da execução de uma fala que possa atingir os objetivos para o qual foi proposta.

Sou filho de radioamadores, PP5ATO- Antonio (sk), e PU5AOS Ilza (sk), tendo o radioamadorismo sendo introduzido na minha vida através de meu pai . Ele gostava das intermináveis conversas nos 40m – muito, muito longe de contests . Descobri por conta propria , corujando o rádio  dele, que em determinados dias haviam competições,  e depois de ter me tornado radioamador em 1979,  PP5WOS, comecei a participar dos contests nacionais no Brasil.

Até que um dia tive a grata surpresa de ser convidado a integrar uma equipe para o cqww-  multi multi da maior estação do Brasil recebendo o convite diretamente do  PY5EG. Na época eu tinha 17 anos e dali em diante os contests entraram definitivamente em minha vida. Seguramente o Atilano é meu maior mentor, e um dos meus maiores ídolos. Ele consegue, na sua prática de sua vida materializar  o exemplo da , fraternidade,  amizade,  solidariedade, responsabilidade,  perseverança e foco. Muito obrigado querido amigo.

Preciso destacar tambem Arlindo PP5US(sk)  que foi um dos maiores incentivadores para eu  construir minha estação. Foi  ele que me apresentou o local de onde hoje opero. Seu irmão Pedro pp5ua(sk) juntamente com mais  um grande amigo, Walter PP5WG,  foram as pessoa que mais me ajudaram a constuir o sonho de ter uma estação competitiva e chegar até aqui. Hoje conto com a ajuda continua de grandes amigos como PU5DIG Rodrigo e PP5FMM Mateus.

Inúmeros outros amigos que adquiri nesta jornada que representam para mim exemplos memoráveis  de competidores  e grandes amigos, como  N6TJ, Jim, W6NV Oliver, K1ZM Jeff, k3LR, Tim, k1LZ Krassi, AI6V Carl(sk) JH1AJT Zorro(sk).

E, por último, mas não menos importante, devo agradecer aos meus maiores motivadores, aqueles que fazem parte do meu dia a dia: minha família. Minha esposa Fernanda, PU5FDA, minha filha mais velha Beatriz, PU5BIA, meu filho Eduardo, PU5FJR, minha caçula Juliana, PU5JDA, assim como  o noivo da Beatriz, Leonardo PU5BOB .

Nosso convivio em relação ao rádio é o de aprendermos  juntos, crescermos como equipe  juntos,  e celebramos cada conquista juntos. Essa união não apenas aumenta o nosso sucesso nas competições, mas também amplia nossa felicidade e satisfação na vida. Portanto, é justo dizer que qualquer sucesso que alcanço é, em grande parte, um reflexo do amor, do suporte e da paixão compartilhada pela minha família.

Assim, gostaria de pedir a permissão a todos para inovar. E inovar no sentido de inverter a homenagem, que embora protocolarmente esteja sendo dirigida a mim, gostaria, com todo o respeito, direcioná-la a vocês, membros desta comunidade que realmente merecem ser homenageados.

E porque ?

Porque vocês, os praticantes e entusiastas do radioamadorismo, são os verdadeiros pilares deste hobby. No seu dia a dia, vivem a essência do radioamadorismo, que se fundamenta na solidariedade humana, na amizade, no relacionamento e no exercício da fraternidade – valores essenciais que, em um mundo voltado ao imediatismo e à produção em massa, precisam ser relembrados e revitalizados.

Estou convencido de que temos em nossas mãos, a exceção necessária que responde com um retumbante sim para a possibilidade de solidariedade, fraternidade e amizade. Não estará aqui um modelo motivador que nossos jovens hoje tanto precisam? Parte de nossa juventude hoje vive um profundo problema de identidade, de perda de rumo, de falta de meta.

Chamo atenção para o fato dos senhores, além de exemplos de radioamadores, os senhores representam um fortissimo exemplo de salutares competidores. A idéia do desafio em inicialmente superar-se   a si próprio, em cada vez ser melhor, e se possivel a cada etapa poder se colocar melhor no todo sem dúvida é nosso combustível de entusiasmo. E aqui estao, e já estiveram, grandes campeões – não só pelos espetaculares resultados obtidos, mas pelos espetaculares exemplos de determinação, foco , perseverança na busca de um objetivo. Temos os exemplos, temos o público, nada melhor que a salutar competição para atrair os jovens. Já perceberam  que temos em nossas mãosa responsabilidade da perpetuação deste hobby- e nada melhor que o exemplo de uma competição salutar, o exemplo de determinação e rumo, para atraírmos uma juventude que se encanta e se motiva pelas competições.

Que tal trazermos para a prática a divulgação de nossas competições para os jovens. Com certeza não há melhor maneira de atrair novas gerações, para o radioamadorismo, do que o exemplo vibrante de uma competição salutar.

Por isso prezados amigos,  a minha homenagem ao comite do cqww e a revisa cq por manter, e bem sabem eles o quanto é dificil – a chama acesa e o incentivo as competições, seguramente uma grande ferramenta de motivação e  determinação para  nossa juventude.

Falo isso, pois tenho 3 filhos que foram atraídos para o radioamadorismo pelo fato de verem o pai competir. Despertou o interesse, a curiosidade e após estarem dentro, perceberam como era interessante desenvolver o espírito de equipe num multi single familiar – abro aqui um parentese para ousar sugerir no futuro a categoria multi single family em nossos contests. Outro fator motivador dentro da nossa familia,  sem dúvida alguma, foi o nosso family cq marathon, talvez  a competição mais acirrada do mundo. A disputa é incrivel.

E aqui, destaco uma idéia ainda mais especial,  trazida pela minha filha mais jovem, Juliana PU5JDA,  que se apaixonou por este hobby e agora se dedica a atrair outros jovens. Sua iniciativa de falar em eventos, motivando não apenas os jovens, mas também os mais experientes a engajarem-se na missão de rejuvenescer nossa comunidade, é um exemplo claro de como o radioamadorismo pode tocar o coração e a alma das pessoas. Agradeço ao amigo Mark WC3C, e aos organizadores da Hamvention,  por permitirem  que ela pudesse palestrar aqui em Dayton este ano em 2 oportunidades para o público jovem trazendo este recado de incentivo,  e valorizando o cq dx marathon como uma das grandes ferramentas de atração da juventude. 

O radioamadorismo pode tocar de diveras formas o coração das pessoas, e hoje voces tocaram o meu.

Tocaram o coração de de alguém que na profissão toca no dia a dia no coração das  pessoas, afinal sou cirurgiao cardiaco, mas o tocar do rádio esta muito além do toque físico, e entendo muito bem isso, pois a essência da medicina esta em tocar a alma das pessoas. Voces fizeram comigo o que procuro fazer sempre na minha profissao, e é muito bom sentir a sensação na alma.

Agradeço, literalmente de coração a homenagenrecebida, não reconheço como merecida, mas prometo a todos voces,  que passarei o resto de minha tentando fazer por merece-la.

 muito obrigado

Comentários

Recomendamos ler também